sábado, 18 de junho de 2011

A Cultura Como Agente Identificador do Homem

veja oque nos diz o texto "A Cultura Como Agente Identificador do Homem":
A cultura está enraizada no mundo que nos rodeia e é perceptível nos livros que lemos, na comida que comemos, na música que ouvimos ou mesmo na roupa que vestimos. Desde da arquitectura e arte à linguagem e ao comportamento social, a cultura está presente no quotidiano de cada cidadão mesmo que não lhe seja imediatamente perceptível, permitindo que cada pessoa se possa relacionar em sociedade sem estar constantemente a estabelecer regras de convívio. Apesar destes indícios estaríamos errados ao pensar que a cultura só abrange estas esferas visíveis e facilmente identificáveis.
A tradição faz parte da cultura, porém esta ainda subsiste sem a tradição. Já o inverso não se verifica, ou seja, a tradição não sobrevive alienada da cultura por ser uma das características de determinados traços culturais do povo a que se refere. Quando apresentada desta forma, a cultura distingue-se como o derradeiro identificador humano, na medida em que as suas influências abrangerem tudo que o homem toca, pensa e faz. Não é de estranhar que deste modo, a cultura se tenha transformado num icon de ostentação e orgulho para muitas nações, modificando o seu estatuto e elevando-as de tal forma, que a celebração da cultura étnica já faz parte dos costumes de muitos povos, sobretudo daqueles que vivem longe da sua pátria. 

fonte: www.amar-ela.com/dualidade-entre-cultura-e-tradicao




Dentro deste contexto , Unistalda quer mostrar aos seus educandos que Conhecer a nossa cultura , através dos hábitos e costumes do gaúcho, onde a lida campeira retrata bem o modo de ser caracterizado pela sua indumentária, seu hábito de tomar chimarrão, a sua gastronomia muito rica, como o churrasco, o carreteiro, o gosto pelos cavalos, o gado, a terra, do seu chão riograndense. Conhecer sua região, participar de um baile gaúcho, ir a um festival de músicas nativistas, assistir a um rodeio, o tiro de laço, ver de perto o modo de ser do povo gaúcho e a sua identidade e preservação das tradições, do folclore. Trazendo os olhos do Rio Grande do Sul e da Região, para Unistalda, em uma programação  histórica e Cultural, que se iniciará no dia 03 de setembro e se estenderá até o  dia 20 de setembro.


Programação esta que envolverá além da Recepção da Chama Crioula de 2011 da 10ª RT, batalhas Culturais Municipal e Regional, palestras,  Trovas, Poesias, Danças, Culinária Campeira, concurso de fotografia para os alunos do Município " UM OLHAR SOBRE AS MINHAS RAÍZES", mostra das lendas e parlendas do municipio, dentre outras.

UNISTALDA ESTARÁ RECEBENDO A REGIÃO E OS TRADICIONALISTAS PARA UMA GRANDE JORNADA CULTURAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário