segunda-feira, 18 de julho de 2011

A MÚSICA NO APRENDIZADO INFANTIL

A música além de divertida pode ser utilizada na educação dos mais novos, porque proporciona características únicas que mais nenhuma actividade cultural produz. São várias as vantagens de uma criança aprender música. Aqui ficam algumas delas.
  • As crianças que crescem em ambientes ricos musicalmente, tendem a desenvolver a aprendizagem e a comunicação mais rapidamente do que as outras crianças.
  • Os estudos científicos efectuados até hoje demonstram que existe uma correlação elevada entre a auto estima, a competência e o interesse e envolvimento nas escolas de música.
  • Aprender música inspira atitudes positivas, bem como uma imagem positiva da criança, um desejo de atingir a excelência e a habilidade de definir objectivos e trabalhar em grupo para os alcançar.
  • Os estudantes que aprendem música têm melhores resultados em leitura e matemática. Os resultados são mais alargados quanto mais tempo os estudantes estão a aprender música.
  • Num estudo feito a mais de 1000 directores gerais de empresas, cerca de 90% disseram que aprender música e tocar um instrumento em criança, ajudou-os a desenvolver o carácter e a liderança.
  • Estatisticamente, os músicos são cidadãos com menores taxas de crime, quando comparados com o resto da população.
  • A música é uma das mais eficazes formas de integrar as várias culturas, por ser uma linguagem universal. Por isso, aprender música pode também ajudar no currículo, já que demonstra uma aptidão para funcionar em ambientes culturalmente diversificados.
Só por estes motivos é fácil perceber as vantagens proporcionadas às crianças quando os pais incentivam a aprender música. Mesmo que não se tornem na próxima estrela mundial da pop, as crianças terão uma base mais sólida no seu carácter enquanto adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário